Infarto Agudo do Miocárdio em Mulheres: Como Prevenir?

Infarto Agudo do Miocárdio em Mulheres: Como Prevenir?

Infarto Agudo do Miocárdio em Mulheres: Como Prevenir?

A cada ano, mais mulheres são vítimas de doenças cardiovasculares no Brasil. Atualmente, cerca de 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítimas. Por conta disso, são necessários alguns cuidados especiais, visto que os sintomas de infarto podem se manifestar de uma outra maneira.

Ao invés da dor típica do lado esquerdo do tórax ou formigamento no braço, as mulheres podem apresentar fadiga intensa, náuseas e dor na boca do estômago, o que as fazem demorar muito para procurar ajuda.

É importante lembrar que a doença coronariana aparece na mulher 10 anos mais tarde que nos homens. Esse atraso tem relação direta com os hormônios femininos, pois coincide com o momento em que elas perdem o efeito protetor do estrogênio e surgem alterações nos níveis de colesterol, além de mudanças na distribuição de gordura corpórea. Começa a existir acúmulo de gordura na região do abdômen, o que contribui para o aparecimento e desenvolvimento de placas de gordura que obstruem a passagem do sangue nas artérias coronárias, predispondo ao infarto.

Apesar das diferenças quanto aos sintomas e aos fatores de risco, a forma de prevenção é a mesma para os homens e mulheres. Não fumar, ter uma alimentação rica em frutas e verduras, praticar atividades físicas, consultar um médico regularmente podem fazer a toda a diferença no futuro.

É importante lembrar que a doença coronariana aparece na mulher 10 anos mais tarde que nos homens. Esse atraso tem relação direta com os hormônios femininos, pois coincide com o momento em que elas perdem o efeito protetor do estrogênio e surgem alterações nos níveis de colesterol, além de mudanças na distribuição de gordura corpórea.



Dra. Renise Meire Goes

Cardiologia

CRM: 81383 | RQE 56034 RQE 560341 | São José do Rio Preto

Cardiológica Rio Preto

Rua Doutor Antonio Bahia Monteiro, 465 - São José do Rio Preto/ SP

(17) 3222-5982

(17) 3222-5980


Compartilhar: